Hidradenite em áreas sensíveis: Como lidar com o desconforto?

Postado em: 29/04/2024

A Hidradenite Supurativa (HS) é uma doença inflamatória crônica que afeta os folículos pilosos, resultando em nódulos dolorosos que podem progredir para áreas inflamadas e com drenagem constante. Nos estágios avançados, essas lesões podem aumentar de tamanho e formar túneis sob a pele, levando a feridas abertas e cicatrizes.  

Hidradenite em áreas sensíveis: Como lidar com o desconforto?

Essa condição afeta principalmente áreas de atrito do corpo, como axilas, virilhas, coxas, abaixo das mamas e região glútea. As lesões podem ser localizadas ou espalhar-se por múltiplas regiões, impactando de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas. 

Descubra, neste texto, métodos eficazes para aliviar a dor e gerenciar os sintomas da hidradenite supurativa, melhorando o seu bem-estar.

O que é hidradenite supurativa?

A hidradenite supurativa (HS) é uma condição inflamatória crônica que causa nódulos, abscessos e cicatrizes na pele. Começa com um nódulo inflamado e doloroso que pode desaparecer por conta própria ou estourar, liberando pus e sangue. Sem tratamento adequado, essas lesões podem se tornar nódulos maiores e se espalhar. Canais estreitos também se formam sob a pele, que se abrem na superfície e causam drenagem persistente.

Essa condição não é contagiosa e tem origem nos folículos pilosos. Embora sua causa exata seja desconhecida, fatores genéticos, hormonais e ambientais podem contribuir para o seu desenvolvimento. 

A HS é mais comum em mulheres do que em homens e geralmente se manifesta após a puberdade. Ter um familiar com a condição aumenta o risco de desenvolvê-la. Fatores como tabagismo e obesidade estão relacionados à condição, e o excesso de peso pode piorar seus sintomas.

Como é o diagnóstico da hidradenite supurativa?

O diagnóstico da hidradenite supurativa envolve uma avaliação cuidadosa do histórico de saúde do paciente e um exame físico realizado pelo dermatologista. Durante a consulta, o médico irá registrar o número e a localização das feridas e as áreas inflamadas no corpo. Além disso, podem ser solicitados os seguintes testes:

  • Exame de sangue.
  • Biópsia. 
  • Ultrassom.

Como gerenciar a dor da hidradenite supurativa?

Embora não haja cura para a hidradenite supurativa, existem diversos tratamentos disponíveis para controlar os sintomas, inclusive a dor. A abordagem para aliviar o desconforto depende da gravidade e do estágio da condição. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para o manejo da doença e o alívio da dor. Além disso, outras maneiras de lidar com a dor são:

  • Realizar compressas mornas.
  • Utilizar analgésicos e anti-inflamatórios.
  • Realizar expressão manual quando ocorre drenagem espontânea do abscesso.
  • Procurar um dermatologista para drenagem do abscesso ou infiltração de corticoide no local.
  • Procurar um dermatologista para prescrição de antibióticos ou corticoides, conforme necessidade para cada caso.

Se quiser agendar uma consulta. Entre em contato ainda hoje e conheça nosso centro de dermatologia Jardins em São Paulo


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.