Os benefícios dos tratamentos profissionais para psoríase

Postado em: 16/11/2023

A Psoríase é uma doença crônica da pele que provoca o crescimento excessivo de células da pele, ocasionando manchas vermelhas e escamosas. Essas lesões costumam surgir em áreas como cotovelos, joelhos e couro cabeludo, mas podem afetar qualquer parte do corpo. 

Embora as causas exatas da psoríase não sejam totalmente conhecidas, sabemos que ela é influenciada por fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Não é uma condição contagiosa e não possui cura, mas existem diversos tratamentos disponíveis para controlar os sintomas e reduzir desconfortos.

Os benefícios dos tratamentos profissionais para psoríase

Além dos sintomas físicos, a psoríase pode ter um impacto emocional. As manchas visíveis podem afetar a autoestima, levando a questões de autoimagem. É importante consultar um dermatologista para obter um diagnóstico preciso e discutir as opções de tratamento disponíveis. Cada caso é único e requer uma abordagem personalizada. Confira!

Como é o tratamento da psoríase?

Não há cura conhecida para a psoríase, mas existem muitas opções de tratamentos para auxiliar no controle dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com essa condição. O tratamento geralmente é personalizado de acordo com o tipo, gravidade e localização das lesões de psoríase, bem como da saúde geral do paciente. Para obter os melhores resultados, o dermatologista pode combinar vários métodos de tratamento, incluindo:

Medicamentos tópicos: cremes, pomadas e loções aplicados diretamente na pele para reduzir a inflamação e a coceira.

Terapias de luz: exposição controlada à luz ultravioleta B (UVB) pode diminuir inflamação e coceira nas lesões de psoríase.

Medicamentos orais: esses medicamentos são prescritos para casos mais graves de psoríase ou que não responderam aos outros tratamentos, auxiliando no controle da inflamação do sistema imunológico.

Mudanças no estilo de vida: manter uma dieta saudável (para manter o peso adequado), evitar o estresse, hidratar a pele, evitar álcool em excesso e tabaco, podem contribuir para a redução dos sintomas da psoríase.

Terapia biológica: uma classe de medicamentos injetáveis projetados para controlar o sistema imunológico de maneira específica, visando a diminuição dos sintomas associados à psoríase. 

Tratamento da psoríase com imunoterapia

A imunoterapia, conhecida também como terapia biológica, utiliza medicamentos específicos para tratar a psoríase, agindo diretamente no ponto de desequilíbrio do sistema imunológico. Esses medicamentos bloqueiam ou inibem as ações de proteínas específicas no sistema imunológico, reduzindo a inflamação na pele e em outras partes do corpo.

Os medicamentos biológicos são administrados por via intravenosa ou por injeção subcutânea, geralmente em um consultório médico, clínica de infusão, hospital ou em casa. São indicados para quadros de psoríase, em que tratamentos convencionais não foram eficazes ou são contraindicados, como cremes tópicos, terapias de luz ou tratamentos orais.

Medidas preventivas para a psoríase

Não há garantias absolutas na prevenção da psoríase, mas adotar medidas para a manutenção da saúde física e da pele, descanso adequado e evitar fatores desencadeantes pode reduzir o risco. Algumas práticas saudáveis incluem:

  • Aplicar hidratante na pele para manter a hidratação.
  • Limpar a pele regularmente com sabonete adequado.
  • Evitar medicamentos que possam desencadear a psoríase (converse com o seu médico).
  • Proteger a pele contra ferimentos que possam levar a infecções.
  • Assegurar sono suficiente e evitar situações estressantes.
  • Manter uma dieta adequada, a fim de evitar o sobrepeso e a obesidade.

Liberte-se do desconforto da psoríase e conquiste uma pele saudável com a Dra. Karina Okita! Ela é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), líder técnica no setor de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein e colaboradora do Ambulatório de Dermatite Atópica, Psoríase e Hidradenite Supurativa na Policlínica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Clique aqui e marque o seu horário

Leia também:

A importância do diagnóstico precoce da dermatite atópica


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.