Psoríase e alimentação: Os alimentos que podem agravar ou melhorar a condição
Postado em: 04/01/2024
Se você não abre mão da rotina de skincare para manter a saúde da pele, verifique também o que está no seu prato. Certos alimentos oferecem uma variedade de nutrientes essenciais, desde proteínas para sustentar a pele até a capacidade de combater os radicais livres.
Evidências científicas apontam que condições crônicas de pele, como a psoríase, podem se beneficiar de mudanças na dieta. A psoríase é uma doença mediada pelo sistema imunológico, caracterizada por manchas vermelhas e descamativas, desencadeada por fatores genéticos e fatores ambientais, como infecções, uso de fármacos e estresse.
A alimentação pode ajudar no controle dos sintomas da psoríase, reduzindo a frequência e a gravidade das crises. Recomenda-se que o paciente em tratamento busque orientação nutricional para adaptações na dieta. Veja indicações sobre o que comer e o que evitar caso você esteja enfrentando a condição:
Alimentos recomendados
Os seguintes alimentos são recomendados, caso você não tenha intolerância ou alergia a eles:
1. Cereais integrais
Opte por cereais integrais, pois são carboidratos de baixo índice glicêmico, repletos de fibras, vitaminas e minerais. Sua escolha não só contribui para uma dieta balanceada, mas também auxilia na redução de peso e da resistência à insulina, diminuindo a inflamação e aliviando os sintomas da psoríase.
Exemplos: pães integrais, massa integral ou à base de ovo, arroz integral, milho e aveia.
2. Peixes
Inclua peixes em sua dieta para aproveitar os benefícios do ômega 3 e 6, conhecidos por sua potente ação anti-inflamatória. Essas opções são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais como selênio.
Exemplos: atum, sardinha, truta e salmão.
3. Legumes e verduras
Incorpore legumes e verduras para aumentar a ingestão de fibras, vitamina A, vitamina C e ácido fólico. Esses alimentos atuam como antioxidantes, diminuindo a inflamação e colaborando para um equilíbrio do sistema imunológico.
Exemplos: cenoura, batata doce, beterraba, espinafre, couve e brócolis.
6. Óleos e azeites
Os óleos e os azeites são ricos em gorduras saudáveis, que ajudam a reduzir o processo inflamatório. Alguns deles são fontes de vitamina E, como os óleos vegetais.
Exemplos: azeite de oliva extravirgem, óleo de girassol e óleo de gérmen de trigo.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que estimulam inflamações no corpo.
1. Carnes vermelhas e frituras
A ingestão excessiva de carnes vermelhas e frituras aumenta o consumo de gordura saturada e colesterol, favorecendo a inflamação e a obesidade, aumentando o risco de psoríase.
2. Açúcar refinado e farinha branca
Alimentos ricos em açúcar refinado, como doces, e carboidratos, como pães brancos e biscoitos, possuem alto índice glicêmico. Esses alimentos podem contribuir para o aumento da resistência insulínica, obesidade e doenças cardiovasculares, que estão associados à psoríase.
3. Álcool
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser reduzido, pois pode aumentar a inflamação e desencadear a psoríase.
Transforme sua relação com a psoríase agora! Consulte a Dra. Karina Okita para orientações personalizadas sobre como tratar a doença e melhorar sua qualidade de vida. Agende sua consulta hoje e dê o primeiro passo para uma pele saudável.
Leia também:
Psoríase no couro cabeludo: como tratar e prevenir?